Carlos Augusto Freitas, CAPM, PMP. Vice Presidente Executivo do PMI – Rio de Janeiro. Gerente de Projetos, Consultor, Professor e Autor.

Para a atualização do guia PMBOK® 4ª Edição para o Guia PMBOK® 5ª Edição é importante os interessados em realizar os exames CAPM® e PMP® atentarem as principais diferenças entre as edições.

A atualização do exame acontecerá para o CAPM® em 01 Julho de 2013 e para o PMP para 01 de Agosto de 2013. Muitas pessoas não conseguem realizar o exame antes do tempo e acabam necessitando a atualização que reflete diretamente nas questões do exame de certificação.

Apresento duas informações importantes aos candidatos.

Para o exame CAPM® O exame é 100% alinhado ao Guia PMBOK®, logo aos que prestarem o exame após a data descrita é FUNDAMENTAL a atualização em todo o guia, pois as perguntas estarão refletidas em conceitos, definições e processos atualizados.

Para o exame PMP®É importante o candidato compreender e conhecer o Guia e atentar de como os processos (atualizados) estarão impactando na resolução de problemas vividos diariamente pelos gerentes de projetos baseados em cenários, ou seja, a capacidade do gerente de projeto aplicar um processo analisando o passado, o presente ou o futuro de um cenário resolvendo o problema por completo e, não deixando erros ou situações não resolvidas que podem se tornar problemas de impacto nas restrições triplas no futuro.

As atualizações do guia refletem nas tendências de aplicação das melhores práticas de gerenciamento de projetos aplicadas na maior parte do tempo, na maioria dos projetos de qualquer natureza. O processo acontece de 04 em 04 anos coordenado pelo PMI® e realizado por voluntários de todo o mundo.

Vamos as principais atualizações:

– Os três primeiros capítulos são vitais para o entendimento de conceitos e definições do gerenciamento de projetos, a 5ª edição melhorou o entendimento em pontos como:

 

Relação entre projetos, programas e portfólio.

Foi elaborada uma tabela comparativa analisando Escopo, Mudança, Planejamento, Gerenciamento, Sucesso e Monitoramento. A tabela ajuda a compreender ainda mais os conceitos.

 

Ciclo de vida do projeto e organização

A leitura com atenção é importante para melhorar a compreensão dos termos, ou seja, um reforço de conteúdo.

 

Grupo de processos

A estrutura permanece a mesma e, considerando os 05 (cincos) grupos, a saber: INICIAÇÃO, PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, MONITORAMENTO & CONTROLE e ENCERRAMENTO, apresentando seus respectivos processos bem como a relação existente entre eles.

 

Áreas de conhecimento (capítulos de 04 a 13)

Os capítulos referentes às 10 áreas de conhecimento apresentam as maiores mudanças e atualizações do guia e necessitam de atenção para entendimento da nova estrutura.

Os capítulos são:

  • Capítulo 04 – Gerenciamento da Integração do Projeto
  • Capítulo 05 – Gerenciamento do Escopo do Projeto
  • Capítulo 06 – Gerenciamento do Tempo do Projeto
  • Capítulo 07 – Gerenciamento do Custo do Projeto
  • Capítulo 08 – Gerenciamento da Qualidade do Projeto
  • Capítulo 09 – Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto
  • Capítulo 10 – Gerenciamento das Comunicações do Projeto
  • Capítulo 11 – Gerenciamento de Risco do Projeto
  • Capítulo 12 – Gerenciamento de Aquisições
  • Capítulo 13 – Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto (nova área de conhecimento)

 

A 5ª edição possui 47 processos distribuídos por 10 áreas de conhecimento.

A criação da décima área de conhecimento, o capítulo 13 (Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto) define uma melhor estrutura e interação com os processos do capítulo 10 (Gerenciamento das Comunicações do Projeto) criando sinergia entre as áreas.

 

O capítulo 13 (Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto) define 04 processos, a saber:

  • 1 Identificar Partes Interessadas
  • 2 Desenvolver o Plano para Gerenciar as Partes Interessadas
  • 3 Gerenciar as Expectativas das Partes Interessadas
  • 4 Controlar as Expectativas das partes interessadas

 

A lista abaixo apresenta as mudanças nos processos da 5ª edição:

  • 3 Dirigir e Gerenciar a Execução do Projeto – mudou para Gerenciar o Trabalho do Projeto
  • 1 Planejar o Gerenciamento do Escopo – novo processo
  • 5 Verificar Escopo – mudou para Validar Escopo
  • 1 Planejar o Gerenciamento do Cronograma – novo processo
  • 1 Planejar o Gerenciamento do Custo – novo processo
  • 1 Planejar Qualidade – mudou para Planejar o Gerenciamento de Qualidade
  • 3 Realizar o Controle da Qualidade – mudou para Controlar a Qualidade
  • 1 Desenvolver o Plano de recursos Humanos – mudou para Planejar o Gerenciamento de Recursos Humanos
  • 2 Planejar Comunicações – mudou para o processo 10.1 (primeiro processo da área de conhecimento Comunicação) Planejar o Gerenciamento das Comunicações
  • 3 Distribui Informação – mudou para o processo 10.2 (segundo processo da área de conhecimento Comunicação) Gerenciar as Comunicações
  • 5 Reportar Desempenho – mudou para o processo 10.3 (terceiro processo da área de conhecimento Comunicação) Controlar as Comunicações
  • 6 Monitorar e Controlar Riscos – mudou para Controlar Riscos
  • 1 Planejar Aquisições – mudou para Planejar o Gerenciamento das Aquisições
  • 3 Administrar Aquisições – mudou para Controlar as Aquisições
  • 1 Identificar as Partes Interessadas – mudou para 13.1 (primeiro processo da nova área de conhecimento Gerenciamento das Partes Interessadas)
  • 2 Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas – novo processo nova área de conhecimento Gerenciamento das Partes Interessadas
  • 4 Gerenciar as Expectativas das Partes Interessadas – mudou para 13.3 (terceiro processo da nova área de conhecimento Gerenciamento das Partes Interessadas)
  • 4 Controlar as expectativas das Partes Interessadas – novo processo da nova área de conhecimento Gerenciamento das Partes Interessadas

É importante lembras que cada um dos 47 processos distribuídos nas 10 áreas de conhecimento possuem suas respectivas entradas, ferramentas & técnicas e saídas.

 

O Guia PMBOK® – 5ª Edição, em inglês, está disponível para download a filiados ao PMI, basta acessar:

http://www.pmi.org/en/PMBOK-Guide-and-Standards/Standards-Library-of-PMI-Global-Standards.aspx

 

Observação: Alguns termos deste artigo foram traduzidos. A versão oficial em português do Guia PMBOK® – 5ª Edição estará disponível em breve. A tradução poderá sofrer mudanças.

CAPM® e PMP® são marcas registradas do Project Management Institute

©2013 Project Management Institute. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) – Fifth Edition

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